Produção Matemática
René Descartes é considerado um gênio matemático, por ter relacionado a Álgebra com a Geometria, resultando desse estudo a criação do Plano Cartesiano. Fusão esta que resultou na Geometria Analítica. René se destacou grandiosamente nos ramos da Filosofia e da Física, obtendo o reconhecimento como peça fundamental na Revolução Científica, tendo sido chamado várias e várias vezes de pai da Matemática moderna. Defendia que a Matemática dispunha de conhecimentos técnicos para a evolução de qualquer área de conhecimento.
O Sistema de Coordenadas Cartesianas, conhecido comumente como Plano Cartesiano, consiste em dois eixos perpendiculares numerados, denominados abscissa (horizontal) e ordenada (vertical), que tem a característica de representar pontos no espaço.
René utilizava o Plano Cartesiano objetivando representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas.
A criação da Geometria Analítica por René Descartes foi fundamental para a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz. O Cálculo se dedica ao estudo das taxas de variação de grandezas e a acumulação de quantidades, sendo de grande importância na Física, Biologia e Química, no que diz respeito a cálculos mais complexos e detalhados.
Os estudos de René Descartes permitiram também o desenvolvimento da Cartografia, ciência responsável pelos aspectos matemáticos ligados à construção de mapas.